OPSI lança pesquisa sobre inovação no setor público

 

 

Em um cenário no qual a revolução tecnológica domina as dinâmicas sociais e econômicas no mundo todo, governos têm recebido demandas crescentes no sentido de se adaptar às mudanças, utilizando a tecnologia como um instrumento para melhor atender aos usuários de seus serviços.

 

A partir dessa realidade a OPSI lançou o documento “Embracing Innovation in Government”. O propósito do trabalho foi selecionar experiências bem-sucedidas em inovação que possam servir de exemplo para governos do resto do mundo.

 

O trabalho foi capaz de identificar três áreas básicas em que os esforços de inovação têm se concentrado. A primeira tem a ver com a ideia de “tornar o invisível visível”, aproximando os agentes públicos das necessidades e percepções de seus administrados. A segunda é no sentido de “abrir portas” e se refere à utilização da tecnologia para tornar a participação social e o acesso aos serviços públicos menos complexa. A última tendência é “tornar o mundo apto de ser lido por computadores”, no sentido de ampliar a abertura e transparência dos governos, por meio de sistemas open data.

 

O documento pode ser acessado neste link.

 

Anna Luíza Dunstan é Assistente de Pesquisa do iDESB - Instituto Desburocratizar. E-mail: anna@desburocratizar.org.br

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

© 2019 iDESB