OCDE divulga novo relatório sobre insights comportamentais para políticas públicas

 

A OCDE publicou um novo relatório contendo uma série de exemplos de como insights comportamentais têm sido utilizados de forma exitosa ao redor do planeta para políticas públicas. O abrangente documento, que contém mais de uma centena de casos, é acompanhado de vídeos de divulgação voltados a cada região do mundo.

 

Para acesso ao relatório, clique aqui.

 

O fôlego desse novo trabalho é prova do sucesso obtido pela aplicação de conhecimentos científicos oriundos de áreas como a economia e a psicologia comportamental na formulação e implementação de políticas públicas.

 

Outra fonte interessante sobre o tema é a revista da recém-criada Behavioral Science & Policy Association. O periódico contém uma série de estudos de ponta e é disponibilizado de forma gratuita. Para acesso, clique aqui

 

No Brasil, apesar de o tema ainda ser sub-explorado, temos um acervo importante de estudos traduzidos para o português, além de um núcleo ainda pequeno -- mas ativo -- de estudiosos brasileiros. Uma importante iniciativa do site Economia Comportamental resultou na edição do "Guia de Economia Comportamental e Experimental", que também é de acesso livre (clique aqui).

 

Daniel Bogéa é diretor-executivo do IHB. E-mail: daniel@desburocratizar.org.br

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

© 2019 iDESB