top of page
Search

ENAP lança pesquisa sobre serviços públicos em Instituições Federais de Ensino


Aconteceu nesta terça-feira (12/02) o evento de lançamento do Censo sobre Serviços Públicos prestados por Instituições Federais de Ensino Superior, realizado pela ENAP.

Na ocasião, compuseram a mesa o Secretário Adjunto de Desburocratização, Gleisson Rubin; o Secretário Adjunto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério do Planejamento, Ciro Avelino; o Reitor do Instituto Federal de Brasília, Wilson Conciani e o Secretário Executivo da ANDIFES, Gustavo Balduíno.

O censo avaliou mais de 104 instituições, dentre universidades federais, institutos/centros federais e o Colégio Dom Pedro II. Foram 1740 serviços catalogados, classificados nas seguintes áreas: (i) acesso (matrícula e processo seletivo); (ii) continuidade (assistência estudantil, bolsas de pesquisa); e (iii) conclusão (obter diploma e sua 2ª via).

Apurou-se que 84,3% dos serviços são prestados via balcão. No entanto, quando perguntados a respeito da possibilidade de digitalização desses serviços, os agentes públicos respondentes da pesquisa entenderam que pelo menos 75% estariam aptos a migrar para o meio digital.

Após a conclusão do estudo, uma parte relevante dos serviços prestados pelas instituições de ensino federais passaram a ser disponibilizados no portal eletrônico de serviços públicos gov.br.

A pesquisa pode ser acessada por aqui.

Anna Luíza Dunstan é Assistente de Pesquisa do iDESB - Instituto Desburocratizar. E-mail: anna@desburocratizar.org.br


18 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page