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McKinsey lança estudo abordando a transformação dos serviços públicos


A equipe de governo da McKinsey & Company publicou o trabalho “Delivering for Citizens", no qual apresenta conclusões de uma pesquisa desenvolvida em 2017.

Em todo o mundo, a superveniência de um novo paradigma socioeconômico – caracterizado pelo envelhecimento da população, pelo aumento dos níveis de desigualdade e pela reestruturação das cidades - impõe aos governos que transformem seus métodos de ação para manter a qualidade de prestação de seus serviços. Foi a partir dessa conjuntura que o estudo realizou uma pesquisa de campo em 18 países – entre eles, o Brasil - e entrevistou mais de 2.900 servidores públicos e líderes de governo. O objetivo era avaliar as políticas públicas implementadas por diferentes governos no mundo e encontrar quais elementos contribuem para que as ações governamentais logrem, de fato, o êxito que pretendem.

Segundo o trabalho, apenas 20% das intervenções estatais estudadas produziram, efetivamente, os resultados que objetivavam. Para os autores, o sucesso desses empreendimentos se deveu a 5 aspectos principais, quais sejam, o comprometimento de lideranças, a fixação de objetivos claros, a coordenação de processos, a publicidade persuasiva e a qualificação dos agentes responsáveis pela mudança. O estudo ainda acrescenta que a elaboração de políticas públicas fundadas na perspectiva do cidadão constitui elemento fundamental do processo de transformação governamental.

As conclusões do trabalho podem ser absorvidas no contexto brasileiro, contribuindo de forma importante para direcionar e embasar o processo de reformulação de políticas públicas no país. A publicação pode ser acessada, na íntegra, aqui.

Anna Luíza Dunstan é Assistente de Pesquisa do iDESB - Instituto Desburocratizar. E-mail: anna@desburocratizar.org.br


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