top of page

quem somos.

Criado em julho de 1999, ainda sob a denominação Instituto Helio Beltrão, o Instituto Desburocratizar é uma entidade sem vinculação político-partidária, que tem por objetivo contribuir para o aperfeiçoamento da administração pública e propor iniciativas que reduzam a interferência indevida do governo na vida do cidadão e da empresa. Além disso, busca a promoção da ética como instrumento de gestão nos setores público e privado.

 

A criação do iDESB decorreu da iniciativa de empresários, economistas, administradores públicos, sociólogos, cientistas políticos, representantes da sociedade civil e antigos integrantes do Programa Nacional de Desburocratização, que comungam da certeza de que a desburocratização e o combate à corrupção devem ser esforços permanentes.

A burocratização e a centralização administrativa implicam perda de tempo para o cidadão e para a empresa. Ferem o princípio básico da democracia, pelo qual o estado está a serviço do cidadão, e se manifestam por meio de controles e exigências, cujos custos excedem de longe os benefícios que possam trazer para o governo ou para a sociedade. Os que mais sofrem são, naturalmente, os pobres.

O iDESB considera que a descentralização administrativa, a desburocratização e a prevenção da corrupção são instrumentos da cidadania e, portanto, não podem depender apenas da iniciativa do próprio governo. Cabe à sociedade liderar esse processo, uma vez que o cidadão e a empresa são os principais interessados no aperfeiçoamento da administração, em geral, e dos serviços públicos, em particular.

O Programa Nacional de Desburocratização, implantado em 1980 por Helio Beltrão, deixou, ao seu término, uma série de conquistas da maior importância para a sociedade, como o Juizado de Pequenas Causas e o Estatuto da Microempresa - ambos aprovados em 1984. No entanto, o esforço de desburocratização perdeu ímpeto e foi praticamente desativado, com sensível retrocesso em relação ao que havia sido conquistado. O iDESB quer reerguer essa bandeira, em novo contexto histórico.

Constituem objetivos do iDESB contribuir para:

. dinamizar a administração pública; 
. reduzir da interferência excessiva do governo nas atividades do cidadão e da empresa; 
. valorizar o cidadão como destinatário final dos serviços públicos; 
. proteger o cidadão contra a invasão de sua privacidade por controles burocráticos; 
. valorizar a micro e a pequena empresa; 
. valorizar o servidor público, transformando-o em agente do processo de simplificação e democratização da administração; 
. elevar o padrão ético de relacionamento entre os setores público e privado; 
. funcionar como canal de comunicação da sociedade com o governo; 
. difundir os seus princípios e ideais no ensino fundamental e médio e nos cursos de formação do magistério.

bottom of page