16/03/2007 | A modernização da gestão pública
Claudia Costin realça a atuação de nosso vice-presidente Guilherme Duque Estrada recentemente falecido em trágico acidente aéreo. Leia matéria publicada no Jornal O Estado de São Paulo.

23/03/2007 | Como é difícil engarrafar água mineral
Um esclarecedor artigo publicado no jornal O Globo, relata as kafkianas dificuldades de um empreendedor para registrar uma empresa destinada a engarrafar água mineral. Leia o artigo.

23/03/2007 |Governo Paulista lança programa de desburocratização
O Governador José Serra assinou decreto criando o Programa Estadual de Desburocratização. A coordenação caberá ao Secretário de Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingues. Leia mais.

22/12/2006 | ENAEX discute desburocratização do Comércio exterior
Em painel coordenado pelo Presidente do Instituto Helio Beltrão, João Geraldo Piquet Carneiro, o Encontro Nacional dos Exportadores, promovido pela Associação Brasileira de Comércio Exterior – AEB e realizado em dezembro, no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, a desburocratização das atividades do comércio exterior foi tema de novos debates, enfatizando-se a importância da simplificação dos procedimentos ligados às exportações e importações, em todos os seus aspectos. A AEB e seu Presidente, Benedicto Fonseca Moreira, vêm cobrando insistentemente do governo, um programa de desburocratização para o comércio exterior brasileiro. Leia artigo.

23/09/2005 | Burocracia preocupa economistas
Importantes economistas estão defendendo a retomada de um programa de desburocratização no País, como instrumento necessário ao desenvolvimento econômico. Leia artigo de Gesner Oliveira, propondo a inclusão de um programa sistemático de desburocratização na agenda positiva para o Congresso Nacional.

23/08/2004 | Burocracia municipal dificulta criação de empresas
Estudo concebido pelo Instituto Helio Beltrão em parceria com o Sebrae-RJ e realizado pelo IBAM, com apoio da Fundação Ford, revelou que há muito o que fazer nos municípios para simplificar a abertura de novas empresas. O estudo baseou-se em pesquisas de campo realizadas em cinco municípios do Estado do Rio. Conheça o relatório consolidado do estudo.

18/06/2004 | Legislação precisa ser desburocratizada
O excesso e a complexidade das normas jurídicas brasileiras, muitas delas tecnicamente mal elaboradas, infernizam a vida do cidadão, tumultuam o dia-a-dia das empresas e inibem a ação dos servidores públicos. Leia artigo mostrando como a desburocratização legislativa pode facilitar a vida do cidadão e das empresas, além de agilizar a Justiça.

03/03/2004| Por quê criar as EIRLs?
EIRL é a sigla proposta para designar a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, que pode simplificar muito a existência das micro, pequenas e médias empresas. Clique aqui para conhecer a proposta de criação desse modelo de empresa em nosso país.